FRANCISCO QUEIROZ – INVESTIGAÇÃO
Desde 1994 que Francisco Queiroz desenvolve actividade de investigação em História da Arte e em áreas conexas: História da Família, História Local, História da Arquitectura e do Urbanismo, Reabilitação Urbana / Conservação Integrada e, desde 1990, também na área da Psicologia da Expressão Gráfica.
Vertentes de investigação:
1. História da Arte Portuguesa do século XIX
Tumulária romântica / escultura e arquitectura de memória (área de especialização académica).
Artes aplicadas / industriais (cantarias de ornato, serralharia e fundição artística, azulejaria de fachada e outra ornamentação cerâmica aplicada à arquitectura, estuques, artes gráficas, retrato e fotografia, etc.).
Arquitectura do Romantismo (palacetes, mirantes, arquitectura balnear e de vilegiatura, fábricas, monumentos públicos, etc.).
2. História da Arquitectura e do Urbanismo em Portugal
Crescimento orgânico (urbano/rural); Morfologia do espaço urbano e rural; Urbanismo medieval; Urbanismo renascentista; Urbanismo barroco; Urbanismo romântico; Arquitectura de elite (urbana/rural); Arquitectura vernacular (urbana/rural); Arquitectura e inserção urbana de conventos e de Misericórdias; arcos e passadiços; centros cívicos e paços do concelho, etc.
3. História da Família, Genealogia e História local
Incidência maior nas regiões de: Porto / Gaia; Leiria; Lisboa; Braga / Barcelos; Ovar; Baixo Mondego; vales dos rios Lima, Sousa e Tâmega; Açores (sobretudo a Ilha de São Miguel); e algumas zonas do Alto Douro, do Ribatejo, do Alentejo e do Algarve.
4. Conservação Urbana e Territorial Integrada
Salvaguarda, reabilitação, gestão e valorização de sítios, sejam centros históricos urbanos ou antigos núcleos rurais inseridos em actuais áreas suburbanas. Aplicações práticas das leis do urbanismo orgânico. Reabilitação de espaços públicos e de percursos. Mobilidade em áreas urbanas e rurais antigas. Critérios de intervenção. Restauro de elementos intangíveis. Avaliação do potencial comercial e turístico. Criação de rotas e roteiros de base patrimonial, em especial sobre azulejaria de fachada e cemitérios históricos.
5. Psicologia da Expressão Gráfica
Escrita e desenho de adolescentes.