FRANCISCO QUEIROZ – INVESTIGAÇÃO

Desde 1994 que Francisco Queiroz desenvolve actividade de investigação em História da Arte e em áreas conexas: História da Família, História Local, História da Arquitectura e do Urbanismo, Reabilitação Urbana / Conservação Integrada e, desde 1990, também na área da Psicologia da Expressão Gráfica.

Vertentes de investigação:
 

1.     História da Arte Portuguesa do século XIX

Tumulária romântica / escultura e arquitectura de memória (área de especialização académica).

Artes aplicadas / industriais (cantarias de ornato, serralharia e fundição artística, azulejaria e outra ornamentação cerâmica aplicada à arquitectura, estuques, artes gráficas, retrato e fotografia, etc.).

Arquitectura do Romantismo (palacetes, mirantes, arquitectura balnear e de vilegiatura, fábricas, monumentos públicos, etc.).

 

2.     História da Arquitectura e do Urbanismo em Portugal

Crescimento orgânico (urbano/rural); Morfologia do espaço urbano e rural; Urbanismo medieval; Urbanismo renascentista; Urbanismo barroco; Urbanismo romântico; Arquitectura de elite (urbana/rural); Arquitectura vernacular (urbana/rural); Arquitectura e inserção urbana de conventos e de Misericórdias; arcos e passadiços; centros cívicos e paços do concelho, etc.

 

3.     História da Família, Genealogia e História local

Incidência maior nas regiões de Leiria, Porto e Gaia, Vale do Sousa, Vale do Tâmega, algumas zonas do Alto Douro e do Alentejo, Lisboa, e Ilha de São Miguel.

 

4.     Conservação Urbana e Territorial Integrada

Salvaguarda, reabilitação, gestão e valorização de sítios, sejam centros históricos urbanos ou antigos núcleos rurais inseridos em actuais áreas suburbanas. Aplicações práticas das leis do urbanismo orgânico. Reabilitação de espaços públicos e de percursos. Mobilidade em áreas urbanas e rurais antigas. Critérios de intervenção. Restauro de elementos intangíveis. Avaliação do potencial comercial e turístico. Criação de rotas e roteiros de base patrimonial, em especial sobre azulejaria de fachada e cemitérios históricos.

 

5.     Psicologia da Expressão Gráfica

Escrita e desenho de adolescentes.


 

Detalhes sobre investigação em curso ou já realizada por Francisco Queiroz:

www.franciscoqueiroz.com/Francisco_Queiroz_CV.pdf